Bom dia, seja bem-vindo!

Serviços

Ensaio de Cone Penetration Test Undrained (CPTU)

Ensaio de Cone Penetration Test Undrained (CPTU)


A penetração do cone ou teste do penetrômetro de cone (CPT) é um método usado para determinar as propriedades de engenharia geotécnica dos solos e delinear a estratigrafia do solo . Foi inicialmente desenvolvido na década de 1950 no Laboratório Holandês de Mecânica dos Solos em Delft para investigar solos moles. Com base nessa história, também foi chamado de "teste do cone holandês". Hoje, o CPTU é um dos métodos de solo mais utilizados e aceitos para a investigação de solos em todo o mundo.

O método de teste consiste em empurrar um cone instrumentado, com a ponta virada para baixo, no solo a uma taxa controlada (controlada entre 1,5 e 2,5 cm / s). A resolução do CPTU na delineação das camadas estratigráficas está relacionada ao tamanho da ponta do cone, com pontas cônicas típicas com área de seção transversal de 10 ou 15 cm², correspondendo a diâmetros de 3,6 e 4,4 cm. Com ele é possível obter informações como a resistência de ponta (qc), atrito lateral (fs) e poropressões (u2), e demais correlações, sendo possível também executar ensaios de dissipação e sísmicos.

A DELTAGEO utiliza em seus ensaios especiais "in-situ" de conepenetrometria, uma probe (sonda CPT) com piezocone eletrônico, sem fio (Cordless CPT System), monitorado por computador e cravado com penetrômetro hidráulico.

Galeria de Fotos